Mesa Redonda com o tema Liberdade/Escravidão
Informações do Evento
Dia 12/05/2016
Conferência e Mesa Redonda com o tema Liberdade/Escravidão
Convidados: Edson Borges, Ana Vaneska, Zita Magalhães Alves.
Local: Gabinete Português de Leitura
Horário: Das 14:00 às 17:00
Público: Professores de História do oitavo ano da rede municipal de ensino de Salvador e Mata de São João.
Sinopse:
As palestras tem por objetivo discutir o período pós-abolição no Brasil a partir de experiências vividas por africanos e afro-brasileiros no recôncavo sul da Bahia. A temática está circunscrita ao recorte de tempo que vai da abolição da escravidão em 1888 até a década de 1930, em que se busca compreender de que forma os egressos da escravidão e seus descendentes agenciaram estratégias cotidianas de luta por cidadania e por inserção na sociedade que se configurou durante os primeiros tempos da república brasileira. O cruzamento da documentação escrita com a tradição oral tornou possível identificar o acesso a terra, a participação em modalidades de serviços e práticas comerciais difundidas na localidade, as sociabilidades e as mobilidades como importantes meios de luta nos espaços rurais e/ou urbanos para a garantia de melhores condições de sobrevivência e de níveis de cidadania. Ao privilegiar o pós-abolição como um problema histórico buscou-se repensar a relação entre indivíduo e sociedade, a partir de uma revisão dos postulados da herança da escravidão ainda predominantes nos estudos sobre o período. O diálogo com as fontes documentais apontou para as distinções hierárquicas estabelecidas entre indivíduos e grupos, onde se percebeu que as relações de dependência, mediadas por lealdades e por tensões sociais e raciais, eram o principal engenho daquela sociedade de recente passado escravo.
Mini currículo convidados:
PROFESSOR CLISSIO SANTANA
Mestre em História Social pelo Programa de PósGraduação
em História da Universidade Federal da Bahia ( 2014), licenciado em História pela Universidade
Federal do Recôncavo da Bahia (2012). Desenvolvo pesquisa sobre escravidão , liberdade e pós aboliçãono Recôncavo Baiano nas últimas décadas do século XIX e nos anos inicias do século XX.
PROFESSORA EDINELIA SOUZA
Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Possui Graduação em Historia pela Universidade do Estado da Bahia (1994), Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica do Salvador (1996) e Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). É Professora Adjunta da Graduação em História no DCH – Campus I – UNEB e atua no quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local da Universidade do Estado da Bahia – Departamento de Ciências Humanas – Campus V. Tem experiência na área de Fundamentação Teórico-Metodológica da História e em Pesquisa Histórica. Atua principalmente nas seguintes linhas: escravidão, pós-abolição, cultura, trabalho, mobilidades, memória, mandonismo, campesinato, compadrio, quilombolas, religiosidade e festa.