Notícias

Voltar

Teatro de Viradouro inicia reformas

Projeto busca agregar valor a área arquitetônica da cidade e atrair público da região

              Viradouro, junho 2013 – Com o propósito de oferecer um espaço adequado e aconchegante para o convívio cultural na cidade de Viradouro, a Origem Produções, com patrocínio da Usina Viralcool e apoio da Prefeitura Municipal e do ProAc – Programa de Ação Cultural, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, iniciou, neste mês, o projeto de reforma no Teatro de Viradouro. A obra irá abranger toda a área construída, que totaliza 600m², aproximadamente.

              De acordo com os arquitetos responsáveis, Thais Aquino da Cunha, Marcelo Mesquita Nunes e Luis Felipe Bernardini, a reforma é na verdade um retrofit, pois partiram de um edifício existente, e irão aproveitar ao máximo a estrutura construída. “O projeto visa requalificar o edifício e torná-lo um ponto de referência, um marco arquitetônico na cidade. O novo espaço cultural busca atender não apenas a cidade de Viradouro, mas também a região”, afirma Thais.

             A revitalização do antigo prédio contempla adaptações às normas de acessibilidade universal e reforma das áreas externa e interna (jardins, bilheteria, hall de entrada, banheiros, poltronas, palco, área técnica, camarim, cozinha, depósito e área administrativa). O objetivo é aumentar a vida útil do espaço e garantir o bem-estar do público e dos artistas ali presentes.

              “Grande parte do layout foi mantido e novos espaços foram integrados para adaptar o edifício a um novo programa de teatro com capacidade para 192 pessoas”, explicam os arquitetos. O novo programa inclui áreas de convivência, como um café, para que o espaço também seja um local de encontro, além de ser um palco para diversas expressões artísticas.

              Para Renata Toniello, diretora administrativa da Usina Viralcool, empresa patrocinadora do projeto, é satisfatório poder devolver à cidade um espaço de integração cultural, no qual pessoas de diferentes idades e estilos podem compartilhar e vivenciar a arte em suas múltiplas manifestações. “A Viralcool busca participar ativamente de ações e atividades que instiguem na sociedade a experimentação e admiração da cultura, fazendo do convívio com a arte um hábito local, sem limitações”, diz.