Projetos incentivados possibilitam inovar no fomento cultural e atrair o interesse de públicos diversos
Leis como ProAc e Roaunet ajudam na aproximação da população com a arte. Vide exemplo de um caminhão palco, que leva apresentações teatrais itinerantes ao interior paulista
Dentre as diversas propostas de atuação das empresas com as leis de incentivo fiscal uma delas é o fomento da cultura por meio de um caminhão palco, que percorre cidades levando apresentações teatrais gratuitas para pessoas de diferentes faixas etárias e condições socioeconômicas. Essa iniciativa conceituou o projeto Trovamores, que, em 2012, levou o veículo para o interior paulista, abrangendo os municípios de Guatapará, Barrinha, Dumont e Pradópolis.
O sucesso do projeto garantiu a democratização da cultura, uma vez que levou a arte para as praças e ruas e, com o caminhão, fez o teatro ser ainda mais atrativo e envolvente. Para ter o espaço adequado para as apresentações, o veículo foi adaptado com abertura na lateral. O exemplo dessa proposta não convencional de aproximar crianças, jovens e adultos da cultura reforça a importância de facilitar o acesso do público para o prestígio das variadas expressões artísticas, mesmo que não seja nos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro.
“O Trovamores foi um dos projetos selecionados pela São Martinho em virtude de sua aplicabilidade junto às comunidades do seu entorno. Como as cidades de abrangência não dispõem de infraestrutura adequada para apresentações teatrais, o caminhão palco proporcionou o acesso da população a um evento cultural de qualidade. Foi positivo tanto para a comunidade quanto para a própria empresa, que reforçou sua imagem junto à população dos municípios em que atua”, afirma Silvia Regina Cuaglio, da Responsabilidade Social do Grupo São Martinho, empresa patrocinadora da ação.
O patrocínio se deu por meio da Lei Rouanet, que deduz até 4% do IR devido e tem abrangência em todo o país. É uma das opções de investimento em cultura de empresas tributadas em lucro real. “O incentivo fiscal é uma maneira de fomentar a cultural nacional e de cumprir com sua responsabilidade social, já que parte de seu imposto permanece nas comunidades em que a empresa atua, gerando benefícios. Vale ressaltar também que a maioria dos colaboradores da Usina São Martinho mora nessas cidades”, destaca Silvia.
As leis de incentivo aliam cultura e reforço da marca da empresa, o que resulta em ações positivas para todos os envolvidos. O auxílio de produtoras culturais, como a Origem Produções, otimiza o processo de inscrição e aprovação do projeto, já que as produtoras orientam e realizam a gestão da proposta, adequando todas as questões necessárias.
“Projetos incentivados abrangem, principalmente, o público que não tem o hábito ou acesso a cultura, contribuindo para o processo de formação da comunidade. Nosso papel é justamente conceituar propostas dentro do perfil dos municípios e suas necessidades culturais”, diz Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.
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