Projeto Sala de Teatro inicia terceira edição
Iniciativa atenderá gratuitamente 150 alunos de escolas públicas de Ribeirão Preto, Cruz das Posses e Barrinha
A terceira edição do projeto Sala de Teatro inicia em abril e traz novidades. Com o objetivo de integrar jovens de escolas municipais e estaduais com a arte cênica, proporcionando a eles a magia de atuar nos palcos e vivenciar a realidade dos grupos de teatro, a iniciativa não abrangerá somente Ribeirão Preto, como antes. Neste ano, as cidades de Cruz das Posses e Barrinha também estão inclusas no projeto.
Serão 150 alunos beneficiados. Em Ribeirão Preto, a ação acontecerá nas escolas públicas Elisa Duboc Garcia, Geralda de Souza Spin ePaulo Freire. Já em Cruz das Posses, o projeto acontecerá na escola Dr. Isaias José Ferreira. Em Barrinha, na escola Prof. José Luiz de Siqueira.
As aulas de teatro serão realizadas por seis grupos orientadores: Cia. A Dita Cuja, Teatro dos Andarilhos, Cia. Boccaccione, Cia. Tertúlia, Teatro de Riscos e Núcleo de Investigação Teatral (NIT).
“O principal objetivo dessa iniciativa é criar grupos estudantis de teatro, por isso buscamos compartilhar com os alunos as vivências adquiridas por artistas atuantes em grupos profissionais, para exercitar nas aulas não apenas as técnicas de teatro, mas também as necessidades e responsabilidades do trabalho em grupo”, afirma Flávio Racy, coordenador do projeto Sala de Teatro.
As oficinas realizadas durante todo ano resultam no Festival Estudantil Sala de Teatro, que encerra as atividades de cada edição. O festival é uma das iniciativas do projeto e traz apresentações gratuitas e abertas ao público. Os participantes encenam obras de diferentes estilos. As apresentações já têm data marcada e serão realizadas entre os dias 15 e 17 de novembro, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto.
Segundo Jaqueline Marques, responsável pela área social da Companhia de Bebidas Ipiranga, empresa patrocinadora do projeto, foi uma surpresa muita positiva assistir ao Festival Estudantil do ano passado. “Fiquei encantada pela qualidade da atuação dos alunos. Foi realmente impressionante. O projeto desenvolveu um trabalho maravilhoso, atingindo seu objetivo, de envolver os participantes e o público. Nossa perspectiva para essa nova edição são as melhores”, ressalta.
O Sala de Teatro também conta com o patrocínio do Grupo Balbo (Usina Santo Antônio, Usina São Francisco e Native) e é realizado pela Origem Produções, Companhia A Dita Cuja e Associação de Cultura e Arte. O apoio é da Prefeitura de Ribeirão Preto, das secretarias municipais da Cultura, por meio do Programa de Incentivo Cultural 2013, e da Educação e da Secretaria de Estado da Cultura, através do Programa de Ação Cultural (ProAc).