Projeto Dançando e Tocando oferece formação artística gratuita para 165 alunos em Ribeirão Preto
Em sua quarta edição, iniciativa oferece oficinas de música, dança e contação de história para crianças, jovens e adultos
Desde 2010, a cidade de Ribeirão Preto sedia o projeto Tocando e Encantando que oferece atividades gratuitas para a população local, de crianças a adultos, com o objetivo de facilitar o acesso à arte e ampliar o conhecimento cultural dos mesmos. A partir de 2012, em sua quarta edição, o projeto denominou-se Dançando e Tocando e, atualmente, disponibiliza oficinas gratuitas de dança, música e contação de histórias para 165 alunos da cidade.
Divididos por núcleos, os participantes desenvolvem a atividade escolhida três vezes por semana. O núcleo musical oferece cursos de violão popular, coro jovem e adulto e prática em conjunto. Atualmente, as modalidades contam com 90 inscritos e alguns deles já apresentam o interesse de tornar a música um instrumento de trabalho. “Muitos alunos já tomaram a iniciativa de montar bandas para tocarem nas noites e alguns já se arriscaram em iniciar pequenos projetos como professores”, ressalta Victor Daniel, professor de violão.
Já a oficina de contação de histórias conquistou um público além do esperado. “A oficina foi elaborada, inicialmente, para atender a formação continuada dos educadores da Creche Alvorada, mas houve grande interesse por parte das crianças e jovens da instituição. Então optamos por também abrir para participação deles. O objetivo principal é promover o desenvolvimento humano e a apropriação das possibilidades criativas individuais de cada participante, independente da faixa etária”, explica Poliana Savegnago, responsável pela oficina.
O núcleo de dança, que oferece aulas de balé e jazz, segue a mesma filosofia de desenvolvimento pessoal dos envolvidos. São 65 alunas participantes, de 6 a 24 anos, que aprendem desde a técnica da dança até questões sociais e de comportamento. Para Carla Petroni, professora de balé, é gratificante atuar no projeto. “É bom podermos trabalhar com a formação integral de nossas alunas e acompanharmos essa evolução”.
Nesses anos de atuação, mais de 600 pessoas foram atendidas gratuitamente pela iniciativa. Em outras edições, o projeto também já ofereceu aulas de capoeira.
“O aspecto mais interessante do projeto é que ele não busca somente atender a uma quantidade de alunos, mas, sim, atender os alunos com qualidade. Desde a elaboração das aulas até as instalações e equipamentos disponíveis. Muitas pessoas podem ser beneficiadas com as atividades”, explica Victor Daniel.
O Dançando e Tocando tem gestão da Origem Produções, patrocínio da RTE Rodonaves, por meio do Programa de Ação Cultura – ProAc, da Secretaria de Estado da Cultura, e tem o apoio do Centro Cultural Palace, Comunidade Bom Pastor e Creche Alvorada.
Informações para a imprensa:
ComTexto Comunicação Corporativa
Thaís Campos – thaiscampos@ctexto.com.br
Ribeirão Preto – (16) 3964-7000