Novo Horizonte (SP) tem novo Centro Cultural
Projeto revitalizou prédio do antigo Mercadão Municipal, trazendo áreas para o desenvolvimento de expressões artísticas
Um novo espaço cultural em Novo Horizonte (SP) já está em ação. No último dia 16, foi inaugurado o Centro Cultural Gino de Biasi Filho no prédio do antigo Mercadão Municipal. Após dois anos em reforma, o local passa a oferecer à população ambientes para apresentações, aulas e exposições artísticas, além de uma área para confraternização. A proposta do novo projeto é instigar a formação cultural no município e a interação dos moradores com a arte em suas diversas expressões.
A revitalização do prédio possibilitou a construção de uma sala de leitura, duas salas de música, café colonial e sala Acessa SP, com computadores disponíveis gratuitamente para população realizar pesquisas na internet. O atual projeto traz também palco com camarins e plateia de 150 lugares.
O evento de lançamento foi prestigiado por 250 convidados. “O Centro Cultural será um espaço que contribuirá para o desenvolvimento social, cultural e intelectual de jovens e adultos da cidade de Novo Horizonte e região. Será um ponto de referência para expressões artísticas”, afirma Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, empresa responsável pela gestão do projeto, que é desenvolvido por meio de incentivos fiscais.
As novidades não param na estrutura do novo espaço, o Centro Cultural já está ativo em sua programação. No dia 19 de agosto, tiveram início as aulas do projeto Soarte, que oferece aprendizado musical gratuito para crianças e adolescente de 7 a 17 anos. O projeto, proposto pelo Clube Recreativo São José da Estiva, possui 200 inscritos, estudantes de escolas públicas da cidade, em turmas de percussão, violino, flauta, teoria musical e coro. As oficinas são realizadas às terças e quartas-feiras, entre 9h e 18h30.
Para Sandro Cabrera, diretor da Usina Estiva, empresa patrocinadora do projeto, essa iniciativa oferece para a população de Novo Horizonte um local que permite o crescimento e desenvolvimento em diversos sentidos. “A importância desse espaço está na possibilidade que ele oferece para que o novorizontino desenvolva a sua cultura e a si mesmo. Ficamos muito felizes com a parceria nesse projeto. Esta é a meta da Usina Estiva, sempre ajudar a comunidade, de uma maneira ou de outra”.
O Centro Cultural também receberá, a partir de setembro, apresentações teatrais gratuitas para crianças e adultos. O Grupo de Teatro TPC será o responsável pelas encenações de seis obras: O Mágio de OZ no Sertão; João e o Pé de Feijão no Sertão; E Agora, Mãe?; O Rei Leão; Porca Miséria; e Sua Excelência, o Candidato. As apresentações estão agendadas até janeiro de 2014. Serão 13 sessões, nos períodos da manhã, tarde e noite. Para participar, basta retirar o ingresso com uma hora de antecedência no Centro Cultural.
Os projetos Soarte e de implantação do Centro Cultural têm gestão da Origem Produções, patrocínio da Usina São José da Estiva, por meio do Programa de Ação Cultura – ProAc, da Secretaria de Estado da Cultura, e apoio da Prefeitura de Novo Horizonte. O Centro Cultural tem realização da Agência de Desenvolvimento de Novo Horizonte (Adenovo) e gestão da Associação Cultural Professor Sebastião de Godoy.
Programação
SOARTE:
Violino e percussão
Data: às terças-feiras
Horário: às 9h e 14h
Flauta e percussão
Data: às terças-feiras
Horário: às 9h e 14h
Coro
Data: às terças-feiras
Horário: às 17h
Violino, percussão e teoria musical
Data: às quartas-feiras
Horário: às 9h e 14h
Flauta, percussão e teoria musical
Data: às quartas-feiras
Horário: às 9h e 14h
Teoria Musical
Data: às quartas-feiras
Horário: às 10h e 15h
Apresentações teatrais:
O Mágico de Oz no Sertão
Data: domingo, 15 de setembro
Horário: às 16h e 19h
Faixa etária: Livre
João e o Pé de Feijão no Sertão
Data: sexta-feira, 11 de outubro
Horário: às 10h, 14h e 16h
Faixa etária: Livre
E Agora, Mãe?
Data: sexta-feira, 8 de novembro
Horário: às 10h, 14h e 16h
Faixa etária: 12 anos
O Rei Leão
Data: sexta-feira, 6 de dezembro
Horário: às 10h, 14h e 16h
Faixa etária: Livre
Porca Miséria
Data: domingo, 12 de janeiro
Horário: às 16h
Faixa etária: 12 anos
Sua Excelência, O Candidato
Data: domingo, 12 de janeiro
Horário: às 19h
Faixa etária: 14 anos