Educadores de Viradouro participam de oficinas artísticas com foco na valorização cultural e arquitetônica da cidade
Um Olhar Sobre a Cidade será realizado até dezembro e tem patrocínio da iniciativa privada
Com a proposta de valorizar, preservar e revitalizar a história e a arquitetura da cidade de Viradouro, o projeto Um Olhar Sobre a Cidade teve início no município no dia 27 de agosto. A ação, patrocinada e incentivada pela Viralcool, dispõe de oficinas de desenho, fotografia e criação, que estão sendo trabalhadas para um grupo de 20 educadores da rede pública, a fim de sensibilizá-los quanto à importância desses conceitos culturais e arquitetônicos e torná-los multiplicadores do tema.
O prédio do Teatro de Viradouro, que será revitalizado nos próximos meses, será o tema inicial do trabalho que vem sendo desenvolvido pelas facilitadoras Yani Lucato, Suely Ferrer, Débora Paiva e Rita Barbosa. “Acreditamos que a arte e o conhecimento instigam a mente humana, motivando-a a inovar, ousar e ter atitudes que geram transformações positivas. Nosso objetivo com essa ação é valorizar o indivíduo e o seu entorno como algo que precisa ser visto com valor e cuidado”, ressalta Suely.
Durante as aulas, serão abordadas cinco temáticas: Olhar para si; Olhar para a cidade; Olhar para o Teatro Municipal; Olhar Criativo; e Um novo Olhar. A proposta é promover, primeiramente, a transformação na esfera pessoal, focando o autoconhecimento e o resgate da própria história, para depois promover nos envolvidos a apropriação da cultura e do espaço urbano.
Com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAc), do Governo do Estado de São Paulo, gestão da Origem Produções, patrocínio da Viralcool e parceria da Secretaria de Educação de Viradouro, o projeto Um Olhar Sobre a Cidade acontece até o dia 3 de dezembro. As aulas serão ministradas uma vez por mês, às terças-feiras, das 14h às 17h. Ao todo, serão cinco encontros.
Para as facilitadoras do projeto, responsáveis pelo planejamento e execução das oficinas, o trabalho desenvolvido em Viradouro será importante para a formação de um novo olhar nos educadores quanto ao sentimento de pertencer à cidade, com seus espaços públicos e privados. “Optamos por convidar esse público específico justamente para atuarem como multiplicadores e formadores de opinião, viabilizando que um maior número de pessoas seja atingido”, diz Débora.
Ao final da ação, haverá uma intervenção artística no município. Será realizada uma exposição a céu aberto com o produto desenvolvido nas oficinas de arte. O intuito é despertar e atribuir significados importantes para o novo espaço público: Teatro de Viradouro.
“Essa iniciativa busca fazer com que as pessoas aprendam a enxergar verdadeiramente as belezas de importância histórica e arquitetônica escondidas em cantos da cidade, em uma casa antiga, em uma praça ou uma rua. É um educar do olhar da população para os mínimos detalhes”, afirma Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções. O projeto também está previsto para ser realizado em Araraquara.
Informações para a imprensa:
ComTexto Comunicação Corporativa
Thais Campos – thaiscampos@ctexto.com.br
Júlia Berwerth – julia@ctexto.com.br
Ribeirão Preto – (16) 3964-7000 / 9766-2753